O LASIK é uma cirurgia aos olhos que permite a correção de erros oculares refrativos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os erros refrativos oculares têm impacto na qualidade de vida, levando a uma incapacidade para ver ao longe ou ao perto e criando a dependência do uso óculos ou lentes de contacto para corrigir a visão e obter nitidez.

A cirurgia LASIK ajuda, por isso, a recuperar a visão num procedimento seguro, rápido, indolor e com uma elevada taxa de sucesso.

O sucesso da cirurgia LASIK melhora a qualidade de vida e a perceção estética dos pacientes – na grande maioria dos casos, deixa de ser necessária a utilização de óculos ou lentes de contacto.

Pode também fazer a diferença na evolução e correção de diagnósticos oculares mais graves, como os casos de miopia alta (com riscos associados), visão intolerante a lentes de contacto e anisometropias (condição em que os dois olhos têm erros refrativos distintos).

Como funciona a cirurgia LASIK?

Através do laser LASIK, procede-se à remodelação da córnea (a região à superfície do olho) para corrigir o grau. No caso da miopia, procede-se ao achatamento da curvatura da córnea; no caso da hipermetropia, procede-se à acentuação da curvatura.

Este é um procedimento seguro, rápido e com recurso a anestesia local para evitar quaisquer sensações de desconforto ou dor. A cirurgia refrativa LASIK dura cerca de 15 a 20 minutos e a grande maioria dos casos sente melhoria da visão imediatamente após 24h.

 

Pode fazer a cirurgia LASIK?

Apenas o/a Oftalmologista poderá determinar se reúne todas as condições para realizar a cirurgia LASIK. Nesta consulta de Oftalmologia, poderá ocorrer o mapeamento da córnea, avaliação da evolução do erro refrativo ao longo dos meses/anos e despiste de eventuais fatores de risco para complicações pós-cirúrgicas (como secura ocular, por exemplo).

 

Quais são os critérios para não fazer a cirurgia LASIK?

  1. Erros refrativos que ainda não estabilizaram (atualmente, o indicado serão 24 meses de estabilidade refrativa);
  2. Córneas demasiado finas;
  3. Miopias superiores a 8 dioptrias
  4. Grávidas, uma vez que a gravidez pode ter impacto na qualidade da visão.

Embora não exista uma idade mínima para a realização da LASIK, é recomendada apenas para pessoas com mais de 20 anos, altura em que, regra geral, é mais provável que ocorra a estabilização da miopia, hipermetropia ou astigmatismo.

Uma vez que existe uma tendência natural para perder acuidade visual ao perto (presbiopia), pacientes com 40 anos deverão estar preparados para a eventualidade de ser necessário utilizar óculos para ver ao perto, ao longo do envelhecimento.

 

Quais são os cuidados a ter antes e após a cirurgia LASIK?

Se usar lentes de contacto, deverá interromper a utilização no tempo prescrito pelo/a Oftalmologista – entre 8 dias e 2 semanas antes da cirurgia LASIK, geralmente. Esta interrupção é necessária porque as lentes de contacto alteram o formato natural da córnea, podendo comprometer o resultado do procedimento.

Imediatamente após a cirurgia, poderá sentir a sensação de queimadura ou comichão, mas deverá evitar esfregar os olhos (principalmente nos dias seguintes à cirurgia refrativa). O repouso ocular é determinante para o sucesso da operação e a diminuição do tempo de recuperação.

O regresso a casa deverá ser feito com um acompanhante, uma vez que a condução só será autorizada na consulta pós-operatória com o/a Oftalmologista, que decorre, normalmente, 24h após a cirurgia LASIK.

Na maioria dos casos, a perceção da melhoria de visão decorre imediatamente nas 24h seguintes à cirurgia LASIK, mas sintomas como visão embaçada ou turva também são comuns. A estabilização total ocorre no espaço de alguns dias após a cirurgia.

Após a avaliação oftalmológica, poderá ser determinado que a melhoria da visão já não exige a necessidade de correção através de óculos ou lentes de contacto. Em casos de erros refrativos mais agravados, ainda poderão ser necessários óculos para algumas atividades, como ler ou em longas exposições a ecrãs.

Na consulta de Oftalmologia, poderá esclarecer estas e outras dúvidas ou questões mais personalizadas sobre a cirurgia LASIK – e avaliar se tem reunidas as condições para a realizar.