O que é a Catarata Ocular?
A Catarata Ocular caracteriza-se como um defeito ocular provocado pela opacificação progressiva da lente natural do olho, o cristalino. Esta opacificação infere na transmissão da luz, causando a perda de visão.
Quais são os sinais de Catarata Ocular?
O sinal mais comum de Catarata Ocular é a sensação de visão turva ou ‘enevoada’. Outros sintomas poder-se-ão manifestar na forma de sensibilidade à luz (fotofobia), perda de contraste ou de cores da visão, reajuste recorrente da graduação dos óculos e perda de visão noturna.
Embora a sintomatologia para Catarata Ocular costume apresentar-se ligeira, vai agravando ao longo do tempo.
Quais são as causas da Catarata Ocular?
O envelhecimento é a causa mais comum da Catarata Ocular, onde a prevalência é maior e a opacificação do cristalino é natural. No entanto, outras causas poderão estar associadas a esta doença ocular – clinicamente denominadas de Cataratas Secundárias – como é o caso de traumatismos oculares, ação medicamentosa (como corticosteroides, por exemplo), inflamações e infeções intraoculares, doenças congénitas e outras como diabetes ou galactosemia.
A Catarata Ocular pode surgir em qualquer fase da vida, incluindo na infância – especialmente quando associada a antecedentes familiares.
A Catarata Ocular tem cura?
A Catarata Ocular não tem cura, mas a cirurgia permite a restituição da visão para que o paciente volte a ter uma maior acuidade visual e qualidade de vida. A avaliação e prescrição da cirurgia para a catarata são sempre realizados pelo/a Oftalmologista que, após exames complementares de diagnóstico, adequa o tratamento de forma individualizada.