O que é a Miopia?
Miopia é um defeito refrativo do globo ocular com impacto na capacidade de focagem da luz à frente da retina, deixando a visão ao longe comprometida.
Apesar de observar nitidamente objetos próximos, uma pessoa com Miopia terá dificuldade em os ver numa longa distância.
A Miopia pode ser classificada com diferentes graus, desde a Miopia Ligeira (até 3 dioptrias), à Miopia Alta (superior a 6 dioptrias). No último caso, este problema ocular tem um grande impacto na qualidade de vida.
Quais são os sinais de Miopia?
O sinal mais comum de Miopia é a dificuldade em ver ao longe. A falta de nitidez a longa distância pode resultar na necessidade em semicerrar os olhos para enxergar melhor o objeto ou imagem. Outros sintomas comuns serão a fadiga ocular e dores de cabeça.
Na infância, a Miopia Infantil costuma mostrar os seus primeiros sinais na fase escolar, em que a criança pode ter dificuldade em ver o que está escrito no quadro, mas ler o manual com total nitidez. Nestes casos, uma consulta de Oftalmologia Infantil pode ajudar no despiste desta irregularidade ocular.
Quais são as causas da Miopia?
Atualmente, as causas da Miopia ainda não são claras, mas os antecedentes familiares de Miopia aumentam bastante a probabilidade de vir a desenvolvê-la.
Este problema de visão pode surgir em qualquer fase da vida, tendo tendência para piorar com a idade.
Miopia Degenerativa
Embora a maioria dos casos de Miopia sejam saudáveis, existe uma pequena percentagem de casos de Miopia degenerativa – também conhecida como Miopia Progressiva – onde as complicações são mais graves e causadoras de cegueira.
Geralmente, a Miopia Degenerativa está acompanhada de outras lesões oculares e são sempre diagnosticadas e acompanhadas de perto pelo/a Oftalmologista
A Miopia tem cura?
Após a avaliação do/a Oftalmologista através de equipamentos de diagnóstico, a Miopia pode ser corrigida através do uso de óculos ou lentes de contacto. No caso de a Miopia estar estabilizada e de o portador de Miopia ter mais de 20 de anos, uma cirurgia a laser também pode ser prescrita para a correção definitiva desta condição. A avaliação é sempre individualizada e indicada pelo/a Oftalmologista.